Rogério: Eterno M1t00

Biografia


Rogério Ceni nasceu às 10h30 da noite do dia 22 de Janeiro de 1973, em Pato Branco, no estado do Paraná. Filho do Eurydes e Hertha, ele cresceu ao lado de três irmãos: Rosicler, Rudimar e Ronaldo.

O esporte sempre foi presente na vida de Rogério. Logo aos quatro anos, incentivado por seu pai, ele aprendeu a jogar tênis e participava dos campeonatos de futebol organizados pela escola que estudava. A paixão de Rogério pela modalidade aumentou quando aos oito anos foi matriculado na escola de futebol do Grêmio Estudantil Patobranquense.

Em 1984, com 11 anos de idade, Rogério passou pela sua primeira grande experiência de vida. Ele foi morar com seus irmãos em Curitiba. Na capital paranaense, a principal preocupação de Rogério era de continuar sendo um bom aluno na escola.

No inicio de 1985, com a crise de madeira no estado do Paraná, Rogério se mudou com os pais para o interior de Mato Grosso, na cidade de Sinop, distante 500 km da capital Cuiabá.

Esta mudança desencadeou uma série de mudanças na vida de Rogério.

Em Sinop, ele descobriu uma nova paixão: o voleibol. Durante três anos jogou na equipe da cidade e conquistou diversos títulos regionais. Em 1989, foi convocado para ingressar na seleção mato-grossense de vôlei que disputou os jogos Estudantis Brasileiros, em Brasilia.

 O envolvimento com as competições esportivas e os estudos não impediram que Rogério buscasse sua independência e seu lugar de trabalho. Entre os 13 e 17 anos, que ele trabalhou como auxiliar de serviços gerais do Banco do Brasil. Durante o mesmo período, ele jogava como volante (camisa 5) no time de futebol do banco.

Até que um dia, o goleiro do time, que coincidentemente era o chefe de Rogério, não foi jogar. Por ser o mais novo do time, o futuro capitão são paulino foi para o gol.

Em 1989, fez alguns testes no Sinop Futebol Clube, porém não foi chamado para fazer parte do elenco que disputou pela primeira vez o Campeonato Mato-Grossense.

Apenas no ano seguinte, já com dezessete anos, é que surgiu o convite para ser o terceiro goleiro da equipe, reserva de um dos goleiros da equipe. Como ainda trabalhava no Banco do Brasil, Rogério conciliava os treinamentos com o emprego e os estudos.

Durante o primeiro turno do campeonato, o goleiro titular Marília e seu reserva Valdir Braga se machucaram e o técnico Nilo Neves confiou à Rogério de disputar o restante do campeonato estadual.

Seu primeiro jogo como titular foi no estádio Luis Geraldo da Silva, mais conhecido na região como Geraldão, contra o Cáceres. Rogério defendeu um pênalti no primeiro tempo e o jogo terminou empatado em 1 a 1.

O jovem goleiro foi um dos destaques da competição e ajudou o Sinop conquistar o título regional estadual daquele ano. Foi a primeira vez na história do futebol Mato-Grossense que uma equipe do interior do estado sagrou-se campeã da primeira divisão.

Após a conquista do titulo estadual, o Sinop encerrou suas atividades durante a temporada, pois não disputaria outra competição do segundo semestre. Rogério então voltou a trabalhar no Banco do Brasil e a jogar no time de empresa.

Com uma indicação de um diretor do Sinop Futebol Clube, por intermédio do conselheiro José Acras, Rogério desembarcou na capital paulista para fazer um teste no São Paulo Futebol Clube.


Foi no dia 7 de setembro de 1990 que Rogério entrou em campo no Centro de Treinamento da Barra Funda. O preparador físico Sérgio Rocha, até hoje na função, foi uma das primeiras pessoas que o goleiro teve contano neste dia.




Trajetória mais que vencedora


Na condição de titular do São Paulo, Rogério Ceni foi mais que vencedor, tanto individual como coletivamente. Na equipe do Morumbi, o capitão conquistou diversos títulos, dentre eles os mais importantes : 
  • Taça Libertadores da América 2005
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2005
  • Supercopa da Libertadores da América 1993
  • Campeonato Brasileiro 2006
  • Campeonato Brasileiro 2007
  • Campeonato Brasileiro 2008
  • Copa Conmebol 1994
  • Copa Euro América 1999 
  • Recopa Sul-Americana 1993


Individualmente, Rogério Ceni chegou à marca de 100 gols, tornando-se o maior goleiro artilheiro de todos os tempos, na partida contra o rival Corinthians. Na ocasião o Tricolor venceu por 2x1.


Não parou por aí. Ceni também chegou à marca de 1000 jogos com a camisa do São Paulo, chegando à condição de jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube. 

Diante de tantas conquistas e sucessos, só deixa claro uma coisa : Rogério Ceni é sem dúvida o maior ídolo do São Paulo, e cabe a nós , soberanos, agradecer por tudo que este goleiro fez por cada um de nós.



                                                                                   Obrigado, Rogério...



2 comentários:

  1. muita emoção ao ler sobre o mair M1to de toda a minha vida. obrigado por tudo Rogério Ceni te amamos muito

    ResponderExcluir
  2. parabens goleiro soberano,

    ResponderExcluir